Contratar profissionais capacitados faz uma grande diferença no dia a dia de uma empresa. Esses colaboradores são capazes de produzir mais, se comprometer com o trabalho desenvolvido e manter um bom relacionamento com outros profissionais dentro do ambiente corporativo.

Por esse motivo, as estratégias de recrutamento e seleção têm evoluído: a atração e a retenção de profissionais qualificados contribui para o crescimento das organizações.

Para que isso aconteça, é necessário que os gestores estejam a par das novas tendências de recrutamento e seleção. Sendo assim, desenvolvemos este texto com as 5 principais tendências desse processo e algumas dicas de como usá-las a favor da sua organização. Confira!

Criação de redes de contatos

Um bom networking é muito mais importante que um banco de currículos desatualizado. Essa rede de contatos profissionais pode ser muito importante para a contratação de profissionais capacitados para trabalhar na sua empresa.

Esses contatos podem ser estabelecidos via LinkedIn, por exemplo, ou a partir de iniciativas próprias da empresa, como a criação de um fórum permanente para que os profissionais interajam entre si e demonstrem suas competências, mantendo um relacionamento de longo prazo com a organização.

Ferramentas de monitoramento online

As ferramentas de monitoramento online permitem que as empresas descubram o perfil do consumidor e, da mesma forma, o perfil dos profissionais que estão no mercado.

O monitoramento de canais e de palavras-chave relacionadas ao seu empreendimento permite que você identifique o que cada profissional busca e valoriza, a maneira como ele investe na carreira e como ele se encaixa na cultura organizacional da sua empresa.

Além disso, é possível saber, de antemão, qual o comportamento do profissional na internet e selecionar os candidatos que mais condizem com o perfil definido pela sua empresa.

Participação nas redes sociais

Não é (ou, pelo menos, não deveria ser) mais novidade que os recrutadores buscam, nas redes sociais, os perfis dos candidatos. Mas essa pesquisa não deve ser restrita somente a processos seletivos.

Para aproveitar todo o potencial das redes sociais, crie páginas corporativas para a empresa, divulgue vagas, desenvolva conteúdo interessante e atraia profissionais qualificados. Esse relacionamento com os profissionais agiliza o processo seletivo e aumenta as possibilidades de contratação de colaboradores que estejam de acordo com os ideais da empresa.

Recrutamento e seleção à distância

Além de aproximar a empresa dos profissionais por meio de redes sociais, sites e blogs, a internet permite que a empresa realize processos seletivos à distância, totalmente on-line. Esse tipo de processo é capaz de otimizar tempo e recursos.

Depois de finalizado o recrutamento, o profissional pode se deslocar até a sede da empresa ou trabalhar remotamente, dependendo das atividades e das exigências do cargo.

Mapeamento comportamental

Outra tendência inovadora é o uso de ferramentas para a realização de mapeamentos comportamentais, que permitem à empresa avaliar o comportamento do candidato e definir se ele está de acordo com as expectativas da organização. Dessa forma, é possível selecionar os profissionais que vão aderir mais facilmente à cultura organizacional.

Um colaborador engajado com a cultura da instituição é mais produtivo e tende a permanecer na empresa por mais tempo.

Inovações não param de surgir na área de gestão de pessoas, ainda mais quando se trata de recrutamento e seleção.

Mônica Hauck

Mônica Hauck

Diretora Executiva da Solides, empresa de Soluções em TI para Gestão Empresarial. Apaixonada pelo Desenvolvimento Humano, graduada e pós-graduada pela UFMG é também colunista do RHPortal, maior portal de RH do país. Pesquisadora especialista em culturas políticas e organizacional, atualmente, desenvolve pesquisas e soluções inovadoras na área de Gestão, com foco em Gestão de Pessoas.