IMGO coordenador da área de Qualidade de Processos e Dados da Fumsoft, Carlos Barbieri, esteve na Cidade Administrativa do Governo de Minas entre os dias 10 e 14. Barbieri ministrou o curso Governança de Dados para 14 técnicos das áreas da Gerência de Sistemas Fazendários; Sistemas Administrativos; Segurança Civil; Sistemas de Trânsitos; Arquitetura Corporativa; Gerência de BD; Gerência de Pessoas e Inteligência de Negócios da Prodemge.

O objetivo do curso foi a introdução dos conceitos de governança de dados na empresa de processamento do governo estadual, com o propósito de definir processos, políticas, padrões e estruturas que permitam o tratamento dos dados como um ativo organizacional. O professor Carlos Barbieri citou que o ambiente da Prodemge apresenta um fator especial de complexidade, na medida em que a empresa gerencia dados que não são da sua propriedade direta, pertencendo a diversos órgãos do estado.

O caráter especial da gestão de dados pela empresa de processamento foi amplamente debatido nas dinâmicas do curso, desenvolvidas através do método Canvas-MGD (Melhoria de Gestão de Dados), desenvolvido pelo professor. O curso, com 20 horas de duração, teve uma excelente avaliação por parte dos alunos.

Para Carlos Barbieri, “o curso alcançou plenamente os seus objetivos que foram: Transmitir os conceitos sobre Governança de Dados na prática e sensibilizar a empresa para os seus aspectos diferenciais com relação à gestão de dados. A Prodemge é a grande processadora de dados do estado de Minas Gerais, embora não seja considerada a “owner” desses dados, o que incorpora um grau de dificuldade maior no contexto da sua governança.