Avaliação certifica a empresa no nível F do modelo MPS-Br

Em 24 de agosto de 2017, foi concluída a avaliação dos processos de software na empresa Auge Tecnologia & Sistemas LTDA, na sua unidade Auge Tecnologia & Sistemas Ltda, em Belo Horizonte – MG, seguindo o método de avaliação MA-MPS. A conclusão da avaliação é de que a empresa atende aos critérios do Nível F – Gerenciado.

Retenção da tecnologia e satisfação dos clientes. “A implementação do Sistema da Qualidade AUGE, tendo como referência o modelo MPS.SW (Software), teve como objetivos: assegurar a sobrevivência da empresa, desenvolvimento dos negócios, inovação dos produtos e serviços, participação dos colaboradores, retenção da tecnologia e satisfação dos clientes.

Assim, a obtenção da certificação, consagra a disposição, envolvimento e alinhamento com os objetivos estratégicos de toda a equipe de colaboradores da empresa, com clara percepção de ganhos de produtividade e satisfação dos nossos clientes”, declarou Antônio Geraldo Mota, Diretor Presidente.

A equipe desta avaliação foi formada por Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães, avaliadora líder, e Maria Elena Querido, da Instituição Avaliadora (IA) QualityFocus.

“Participar de todo o processo de implementação do modelo MPS.SW (Software) foi uma experiência gratificante, não só pelo sucesso obtido com a certificação, mas também pela percepção da transformação motivadora nas equipes.

A qualidade e competência dos colaboradores, aliadas à determinação da Alta Gestão, propiciaram o ambiente adequado para as melhorias alcançadas pelo Sistema da Qualidade AUGE através desta implementação.

Destaco ainda o profissionalismo e o apoio incondicional dos consultores da Fumsoft durante todo o processo, como também dos consultores da QualityFocus durante a avaliação.

A estrutura empresarial da AUGE é sólida, e agora com os pilares que se erguem com esta certificação a evolução organizacional será inevitável, condição essencial para grandes conquistas. Parabéns a todos.”, disse Reginaldo Aguilar Silva Filho, representante da empresa na avaliação.

“Desde o início dos preparativos para a avaliação foi possível perceber o nível de organização e de cuidado da empresa em relação às atividades desenvolvidas. Contando com uma equipe muito dedicada e uma infraestrutura que não só centraliza todas as informações, mas também possibilita o rastreamento de tudo o que ocorre nos projetos e em seu portfólio, a Auge alcançou o MPS-SW nível F com muita competência. Parabéns à equipe Auge pelo sucesso alcançado! Que venham os próximos níveis!!!”, concluiu a avaliadora líder Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães.

O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, que visa a Melhoria de Processos, em todas as regiões do país, em um intervalo de tempo justo, a um custo acessível. O MPS.BR conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE. Informações atualizadas sobre o Programa MPS.BR e o Modelo MPS, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal Softex < www.softex.br/mpsbr >.

O Programa MPS.BR tem 2 metas. A primeira meta é técnica, visando à criação e ao aprimoramento do Modelo MPS – composto dos Modelos de Referência MR-MPS-SW (MPS de Software), MR-MPS-SV (MPS de Serviços), MR-MPS-RH (MPS de Gestão de Pessoas) e do Método de Avaliação MPS (MA-MPS).

O MR-MPS-SW e o MA-MPS seguem modelos e normas internacionais: são baseados nas normas internacionais ISO/IEC 12207 e na série ISO/IEC 33000, são compatíveis com o modelo CMMI-DEV, são baseados nas melhores práticas da engenharia de software e são adequados à realidade das empresas brasileiras e de países afins. O MR-MPS-SV tem como referências as normas internacionais ISO/IEC 20000 e a série ISO/IEC 33000, e o modelo CMMI-SVC®. O MR-MPS-RH tem como referências as normas internacionais NBR ISO 9001:2008, a série ISO/IEC 33000, o modelo P-CMM® (People Capability Maturity Model), a norma mexicana NMX-I-059/2-NYCE-2011, além de modelos de excelência como o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade.

A segunda meta é de disseminação do Modelo MPS no mercado, com a implementação do MR-MPS e avaliação MA-MPS tanto em micro, pequenas e médias empresas (MPME) como em grandes empresas públicas e privadas.

Referência:  Softex