Treinamento no fim de novembro em Belo Horizonte mostrará como as metodologias ágeis podem ajudar na arquitetura de software

O arquiteto que atua na construção civil, geralmente, é aquele que faz o planejamento completo da obra antes de seu início e entrega o projeto para um engenheiro, que fica responsável pela execução. Na área de TI, o arquiteto de software não precisa trabalhar dessa forma. Ao contrário, deve acompanhar todo o desenvolvimento e estar pronto para fazer mudanças ao longo do processo. Por isso, as metodologias ágeis vem ganhando espaço em projetos de software, ajudando a arquitetura a ser mais maleável.

Desenvolvedores, arquitetos e outros membros de times de desenvolvimento podem compreender melhor esse papel no curso de curta duração que a Fumsoft oferece nos dias 25 e 26 de novembro. O treinamento tem o objetivo de discutir crenças e apresentar realidades envolvendo agilidade e arquitetura, contextualizar a arquitetura de software em ciclo de vida de projetos ágeis e compreender o papel do arquiteto de software em um time ágil. Os participantes também vão conhecer os princípios de modelagem para arquitetura de software em projetos ágeis e compreender melhor os “tradeoffs” envolvendo arquitetura de software e projetos ágeis.

O instrutor será Alessandro Kieras, que é pós-graduado em Estratégias em Arquitetura de Sistemas e possui ampla experiência com arquitetura de software, métodos ágeis e integração de sistemas. Possui as certificações Disciplined Agile Delivery, Scrum Master, Object Oriented Analysis and Design with UML2 e Rational Unified Process. Atualmente é arquiteto de software na CI&T e leciona em cursos de pós-graduação na PUC Minas e UNA, nas áreas de engenharia e arquitetura de software.

As aulas acontecem no turno da noite, de 18h30 às 22h30 na sede da Fumsoft (Avenida Afonso Pena, 4000, 3º andar – Cruzeiro – Belo Horizonte/MG). O valor do curso para profissionais das empresas associadas às entidades do MGTI é de R$ 350. As inscrições podem ser feitas aqui. Outras informações pelo telefone (31) 3281-1324.