Os integrantes do polo de informática de Caxias do Sul – Trino Polo estiveram, em Belo Horizonte, para conhecerem de perto o ecossistema de TI, para prospectarem negócios e buscarem parcerias. O grupo é formado por empresas de diversos segmentos do setor de informática, órgãos do governo, entidades de ensino superior e de classe com o objetivo de propor a discussão, elaboração e implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento do setor.

Os gaúchos conferiram toda a estrutura da Assespro-MG|Fumsoft e, principalmente, o espaço destinado a aceleradora Acelera MGTI. Também obtiveram informações sobre o mercado de TI de Minas e acerca de ações que vem sendo conduzidas pelas entidades.

“Tivemos a oportunidade de conversar com quatro startups que nos impressionaram pela potencialidade de seus negócios.  O bom trabalho que vem sendo realizado fica evidenciado na qualidade dessas startups que conhecemos no Acelera MGTI.  Contamos com uma recepção muito calorosa e simpática por parte do diretor Wilson Caldeira. Foi uma tarde muito proveitosa e superou as expectativas de todos do Trino Polo”, ressaltou o gerente executivo do Trino Polo, Edison Maletz.

Segundo o diretor de Empreendedorismo da Fumsoft, Wilson Caldeira, “o intercâmbio entre as entidades que congregam empresas de TI faz com que possamos fortalecer o desenvolvimento regional e a integração nacional do setor”.

Na visão de Maletz, a Fumsoft e a Assespro-MG assim como o Trino Polo, reúnem um grande número de empresas em suas associações e realizam um belo trabalho, com muita criatividade para superar os desafios inerentes às entidades. Ele acredita que a partir de iniciativas conjuntas será possível abrir hubs que possam conectar as empresas, além de possibilitar a divulgação de oportunidades entre os associados. “As oportunidades são reais, na apresentação das startups, os empresários presentes já manifestaram interesse em avaliar a possibilidade de fazer parcerias”, comentou.

Os empreendedores conheceram ainda a Techmall, visitaram as startups RockContent e Hotmart, empresas associadas como a EAC Software, que são referência no setor de TI em Belo Horizonte. “Ouvimos depoimentos muito positivos sobre o San Pedro Valley, UFMG e outras estruturas do ecossistema. Aprendemos muito e já estamos trabalhando para utilizar esse aprendizado no ecossistema empreendedor que estamos construindo na Serra”, acrescentou.