fique_dentro_digital_talks-01Você vende produtos ou serviços? Já está nas mídias sociais? Não! Cuidado! Você está perdendo dinheiro. A internet de banda larga, sua versão sem fio, e o boom de vendas de smartphones colocaram todos e qualquer pessoa na rede. E de uma forma extremamente confortável, a qualquer hora, de qualquer lugar, o mundo está literalmente na ponta dos dedos. Esses são motivos mais que suficientes para que as empresas tenham cada vez mais uma forte presença nas mídias sociais. Tanto aquelas que vendam para o consumidor, quanto as que negociem com outras empresas. O universo digital é literalmente uma dimensão infinita de oportunidades.

Esclarecer a importância e apontar o melhor caminho a seguir, para quem já está, e principalmente, para quem ainda não descobriu as mídias sócias. Esta foi a motivação principal do Digital Talks, realizado pela Assespro-MG e Fumsoft, no Café bar Roda de Ideias, na noite de 18/08. A relações públicas Ayala Melgaço, e o jornalista Marcelo Sander, especializados em mídias e marketing digital, respectivamente, apontaram o “caminho das pedras” para empreendedores, gestores e profissionais ligados ou interessados na área. O bom público que veio para a conversa digital, esteve atento e interagiu muito com os convidados, tanto que o horário previsto foi extrapolado.

Abrindo as apresentações, Ayala Melgaço lembrou que atualmente o marketing está estreitamente ligado ao marketing digital. A especialista em gerenciamento de mídias sócias acredita que o motivo é o fato do meio digital ser o local no qual os empreendedores podem encontrar seu público. “Essas pessoas podem comprar de empresas B2B ou de empresas B2C, não importa. Elas estão ali, então é ali onde a gente tem que ir, a gente tem que ir onde o povo está. Hoje, a gente tem que pensar muito no digital, agregar o digital ao mix de marketing, de qualquer tipo de empresa, de todos os seguimentos”, afirmou Ayala. A especialista disse ainda que nos dias atuais as pessoas estão muitos conectadas. Por este motivo ela acredita que é fundamental que as empresas cheguem até essas pessoas de uma forma atrativa, criativa, conseguindo mostrar o que têm, de uma forma que envolva o cliente. E Ayala Melgaço explicou o motivo, “porque o cliente hoje já não é mais um cliente passivo. A comunicação mudou muito, porque esse novo cliente pede um novo posicionamento das marcas”. Concluindo, a expert em mídias sociais disse que é impensável, atualmente, planejar uma comunicação sem não envolver o digital.

Na sequência, Marcelo Sander, que é também professor, afirmou que no caso do marketing de conteúdo, o primeiro ponto importante é o planejamento. “Definir bem o que se quer, quais são os objetivos que se quer nas redes sociais. Se o objetivo é trazer a pessoa para o seu e-commerce, se o foco é gerar venda, ou se o foco é criar uma reputação de marca”. Sander acredita ainda na importância de se gerar conteúdo com periodicidade, para que ao longo do tempo a empresa passe a ser reconhecida naquele no seu nicho de atuação. Igualmente relevante, acredita o professor Sander, é conhecer o público com o qual a empresa está conversando, saber a quem ela está se dirigindo. “Você não vai atingir todo mundo, você tem que definir seu público, definir personas, e criar um conteúdo condizente com seu público”, esclareceu. Uma grande vantagem que o especialista em marketing digital apontou, em relação às mídias sociais, é o fato de permitirem a mensuração da atuação em tempo real, com 100% da base da empresa. “ A rede permite uma interação que nenhum outro veículo permite. De repente o seu público alvo se comporta de um jeito que você não tinha planejado, e te dá um insight, te dá uma ideia que você não tinha pensado antes, e aquilo ali retroalimenta o seu marketing”, concluiu Marcelo Sander.

Para quem esteve no Digital Talks o recado foi dado, estejam nas mídias sociais. Aos que não participaram, fica a dica, estejam atentos para não perderem oportunidades.