memory_rumo_certificacaoA certificação modelo MPS.Br é um programa que visa a melhoria nos processos das empresas de desenvolvimento de software e serviços de TI em todo o Brasil. Essa certificação é baseada em norma formatada pela Softex, de acordo com padrões internacionais do CMMI, Capabitly Matured Model Integrated, da SEI, Software Engineering Institute, dos Estados Unidos.

O processo de implementação, que em Minas Gerais é desenvolvido pela Fumsoft, é realizado por meio das atividades de diagnóstico inicial, treinamento e capacitação, consultorias executivas, análise crítica e diagnóstico antes da auditoria de certificação.

A Memory, que trabalha no segmento de software para a gestão pública, já iniciou essa caminhada de melhoria dos seus processos a fim de alcançar o nível “G” de certificação. A busca pela qualidade no desenvolvimento de seus produtos é meta primordial da empresa. De acordo com o diretor de operações da empresa, Ricardo Drummond: “A certificação reconhecida nacionalmente é importante e serve como um atestado, conferido por uma entidade externa independente e capacitada, que teremos atingido nossos objetivos. Mas, muito mais do que uma certificação, a Memory busca atingir um padrão de qualidade na produção de software que se traduzirá, automaticamente, em benefícios às pessoas que em nós confiam e que utilizam nossos produtos.”

 MPS.BR

O MPS.BR é um programa mobilizador criado em 2003 pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) que tem como principal objetivo impulsionar a melhoria da capacidade de desenvolvimento de software e serviços nas empresas brasileiras. A iniciativa foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.

A qualificação de processos tem reflexos internos e externos para as empresas, gerando ganhos em produtividade, redução do tempo e do investimento nos projetos. Para o mercado, a certificação é um diferencial competitivo, visto pelos clientes como garantia de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

MPS.BR em números

•    Avaliações realizadas: 502 Software e 2 Serviços = TOTAL 504
•    Instituições Implementadoras (II): 20
•    Instituições Organizadoras de Grupos de Empresas (IOGES): são 17 instituições e 65 projetos.

•    Instituições Avaliadoras: 12
•    Cursos realizados: 248
•    Provas realizadas: 53
•    Profissionais Capacitados: mais de 5 mil

Dados com base em julho de 2013