Fumsoft_C1.fwO método de Avaliação MPS.Br e os passos para um profissional se qualificar como implementador e avaliador do modelo foram apresentados em um curso promovido pela Universidade Corporativa (UC-MGTI). A capacitação foi conduzida por Carlos Barbieri, Coordenador do setor de Qualidade da Fumsoft, consultor líder implementador e avaliador oficial MPS.Br.

Segundo Barbieri, esta edição teve a presença de várias empresas de Minas Gerais e algumas do Paraná e de Pernambuco. Algumas delas estão na fase inicial do ciclo de implantação e outras na fase final, se preparando para a avaliação oficial. Alunos interessados na carreira de consultor MPS também participaram, cumprindo o primeiro passo da trilha em direção à especialização, que termina com uma prova P2, analisando a sua proficiência.

O curso C1 – Introdução ao modelo MPS é o primeiro contato que as empresas normalmente têm com o modelo de melhoria da Softex, via um curso formal. “Essa edição apresentou uma novidade, pois foi a primeira oferta com o novo modelo de treinamento, agora reduzido para um dia, já que anteriormente era realizado em dois. “A Fumsoft oferece esse curso, uma vez por ano, objetivando atender as empresas que estão com consultoria contratada, dentro do programa MGTI, Sebrae ou por iniciativa própria”, ressaltou.

Representantes da Intelliges, empresa localizada em Santa Rita do Sapucaí, participaram da capacitação. A Diretora Administrativa, Daniela Pereira Silva Filetti, esteve presente no treinamento com o Diretor de P&D e a Analista de Sistemas que será a gerente do projeto de Implementação MPS.BR. “Participar do curso foi o nosso primeiro passo no projeto, e ficamos muito entusiasmados por realmente identificar a aderência da metodologia à realidade do dia a dia da empresa”, enfatizou.

De acordo com ela, foi possível identificar que a metodologia pode realmente contribuir para a melhoria da gestão da área de desenvolvimento de software na empresa, e para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços. “O instrutor Carlos Barbieri demonstrou muita competência e domínio do tema, e soube nos conduzir ao entendimento da aplicação prática dos conceitos apresentados, citando exemplos decorrentes de sua vivência na área”, concluiu.