• Cadastre-se para receber o informativo MGTI News:

 
 

> Empreendedores se reúnem para troca de experiências

Encontros mensais serão realizados para interação entre empreendedores dos programas de pré-incubação e incubação da Insoft-BH

Agregar aprendizado ao desenvolvimento das empresas nascentes e gerar oportunidades de parcerias e negócios. Com esses objetivos em mente, os empreendedores da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Belo Horizonte (Insoft-BH), programa gerido pela FUMSOFT, se reuniram na última quinta-feira, 27 de janeiro, para trocar experiências sobre os caminhos que estão trilhando nos processos de pré-incubação e incubação. O encontro foi o primeiro de uma iniciativa voltada à aproximação dos empreendedores.

Ocupar um mesmo espaço físico facilita em muito a troca de experiências para as empresas que participam dos programas de pré-incubação e incubação. Entretanto, as divisórias entre as salas podem ainda dificultar uma aproximação mais eficiente. Para quebrar essa barreira e suprir a necessidade de uma maior interação, os próprios empresários tiveram a ideia de, com o apoio da equipe da Insoft-BH, promover um evento em que o espaço estivesse aberto exclusivamente à troca de conhecimentos.

Neste primeiro encontro, os empreendedores conheceram melhor os benefícios oferecidos pela FUMSOFT às empresas associadas. Com informações detalhadas e espaço aberto para dúvidas e colocações, os empresários poderão agora aproveitar melhor as vantagens que a instituição disponibiliza nas áreas de inovação, qualidade, empreendedorismo e exportação. Em seguida, os participantes se reuniram em um happy hour para trocar ideias de uma forma mais descontraída.

O empresário Tárik Morato, da Econ – Engenharia de Controle Industrial, foi um dos organizadores do encontro. Ele acredita que é necessário dedicar um espaço para que os empresários possam se conhecer melhor e compartilhar experiências. “Muitas vezes sentimos necessidade de interagir com os outros empresários que estão aqui dentro, mas não ficamos à vontade para abrir a porta da sala da empresa ao lado, pois podemos atrapalhar o trabalho. A troca de experiência precisa ser realizada sem atropelar a rotina das empresas e, por isso, esse espaço é necessário”, explica.

Além de agregar novos conhecimentos para que os empreendedores não insistam em possíveis erros e encontrem as melhores alternativas, as interações podem também criar oportunidades de parcerias e negócios. Esse é um dos benefícios do encontro, apontado pelo empresário André Fonseca, da Dito Internet. “Um evento como esse é uma excelente oportunidade para geração de negócios. A Dito já fez parcerias e fechou negócios com empresas incubadas e, por isso, queremos fortalecer e ampliar essas possibilidades”, afirma o empresário, que também contribuiu na realização do encontro.

A reunião entre os empresários foi só a primeira entre muitas outras que estão previstas. O projeto envolve a troca de experiências também com empresários de fora da incubadora. “A nossa ideia é promover um encontro na última quinta-feira de cada mês. O objetivo é primeiramente promover a interação entre os empresários incubados. Mas pretendemos também trazer pessoas que tenham uma identificação com o nosso perfil empreendedor e possam agregar valor a nossa experiência”, afirma Tárik. Empresários que já passaram pelo processo de incubação ou mesmo que tenham enfrentado os desafios comuns ao início de um negócio serão convidados para partilhar suas experiências com os integrantes da Insoft-BH.

Acesse aqui as fotos desse evento na galeria da FUMSOFT no Flickr.


Postado em: 02/02/2011