mgti_compra_por_celular

As novas tecnologias e a internet tornaram possível o uso de smartphones, tablets e outros aparelhos móveis para tarefas que antes só eram feitas à mão ou em um computador. A união dessas técnicas cria oportunidades para o surgimento de uma grande quantidade de pequenos programas, chamados aplicativos, ou apps, que existem para facilitar ainda mais a vida de quem se rende a essas opções. 

A realidade agora é fazer o que se precisa, quando puder e onde estiver.  É só estar conectado à internet. 

Mais do que acessar e-mails, ler notícias ou navegar nas redes sociais, os dispositivos móveis já são indispensáveis para outras necessidades do nosso cotidiano. Já existem aplicativos de bancos, por exemplo, que permitem o pagamento de contas, a consulta de saldos e até fazer transferências tudo pelo celular. 

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, empresas que criam aplicativos móveis ganharam um apoio especial. O Sebrae Minas começou, em 2011, um projeto para a formação de um polo de excelência em soluções móveis corporativas. Cerca de 40 empresas – basicamente de software, serviços e consultorias – serviram como âncora. 

Com isso, os resultados foram fantásticos. Muitas empresas, na grande maioria startups, puderam lançar novos produtos, colocar em prática projetos e ampliar o campo de atuação. 

Aplicativo desenvolvido por empresa de Uberlândia é sucesso nacional 

Um exemplo é a MobileCard. A empresa fundada em 2006, especializada em soluções descomplicadas para pagamentos eletrônicos pôde, com o investimento feito pelo Sebrae-MG, através do programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, desenvolver um aplicativo para controle de despesas pessoais no cartão de crédito. 

Uma versão inicial do projeto foi desenvolvida em forma de app para Android e já está disponível para download na loja de aplicativos do Google Play com o nome Kreditt. O produto já alcançou o Top 10 dos novos aplicativos de finanças gratuitos para Android. 

O Kreditt é um aplicativo para gestão e categorização de gastos no cartão de crédito capaz de ler mensagens de texto, SMS, enviadas pelos bancos do Brasil, Santander e Itaú adicionando ao sistema automaticamente. O usuário precisa apenas confirmar cada gasto. O app também pode ser utilizado manualmente para adicionar cartões e gastos, caso o usuário não tenha os serviços de SMS desses bancos. 

Alisson Idaló, um dos responsáveis pelo projeto, diz que para o Kreditt se tornar um gestor de despesas completo, ainda será criada uma solução para web com consulta de saldo dos cartões, faturas, relatórios e transações realizadas. “Além do desenvolvimento de aplicativos para iPhone e Windows Phone”, ele explica. 

Assim como a MobileCard, dezenas de outras empresas de Uberlândia puderam, com o apoio do Sebrae, desenvolver e colocar em prática projetos inovadores em diversas áreas como e-commerce, consultorias, comunicação, eventos etc., ganhando visibilidade nacional. 

A ideia do Sebraetec é somar experiências, aperfeiçoar processos internos dos participantes e criar soluções integradas. Neste processo cada empresa entra com sua especialidade, fortalecendo a união entre as companhias e o surgimento de ferramentas de mobilidade mais abrangentes e que se complementem.