O Acelera MGTI realizou um evento com a participação dos empreendedores do programa Acelera MGTI com a temática “Construção e gestão de equipes”. O encontro, conduzido pela sponsor do eixo Empreendedorismo do Acelera MGTI, Rosangela Pedrosa, foi realizado no dia 31 de janeiro, no Auditório MGTI.

Rosangela resgatou alguns conceitos para dar início a uma roda de conversa e procurou retratar a realidade das empresas, seus desafios, possibilidades e atuação dos sócios na montagem de seus times. “Ficou claro, pelo nível de participação e compartilhamento, o quanto o tema ‘Pessoas’ se configura como um desafio constante. Houve trocas de experiências, discussão sobre práticas de seleção, retenção, pessoas, além de sugestões para implementação de novas práticas”.

O tema ‘Recrutamento e Seleção’ chamou a atenção dos participantes, pois algumas das empresas já se encontram na fase de aumento das suas equipes. O tema, inclusive, foi demandado como sugestão para o próximo encontro.

“Outro ponto relevante, utilizando o meu olhar como coach profissional e especialista em desenvolvimento de lideranças e equipes, foi a percepção sobre o quanto é desafiante manter um diálogo entre os sócios. Criar uma gestão alinhada e coesa demanda um processo de comunicação clara, assertiva e estratégica entre os sócios mostrando que há muito que ajudar neste campo. Coaching em equipes e ou diálogos estratégicos facilitados por especialistas podem ser ótimas contribuições ao desenvolvimento dos sócios e de seus empreendimentos”, ressaltou.

Como projeto vivo e dinâmico, Rosangela propôs estudar alternativas para oferecer esse serviço aos empreendedores.

“O encontro foi importante, pois indica o caminho para se criar uma equipe que se complementa com suas qualidades e que sabe se comunicar em qualquer tipo de situação, algo de extremo valor para uma startup uma vez que, atualmente, grande parte delas acaba por conflitos entre founders ou por falta de alinhamento de expectativas entre os colaboradores”, pontua o fundador da Suub, André Batista.