fumsoft_curso.fwO coordenador da área de Qualidade da Fumsoft, Carlos Barbieri, ministrou um curso sobre os aspectos fundamentais de Governança (GD) e Gestão de Dados (DM), na Petrobras, com a participação de 20 técnicos da área de TI e de negócios.

Segundo Barbieri, a capacitação abordou a importância da conscientização das empresas, acerca das práticas de gestão e governança de dados, em um momento em que os dados se avolumam e, cada vez mais, requerem uma gestão focada como ativos organizacionais.

Durante o curso de três dias, foram repassados os principais conceitos práticos de GD/DM de Dados, com foco no modelo consagrado do DMBOK (Dama-Data Management Association) e no recentemente lançado DMM (Data Management Maturity Model, do CMMI Institute).

No segundo dia, aconteceram dinâmicas com quatro grupos, de áreas diferentes da empresa, quando os alunos aplicaram as técnicas de MGD-Canvas para melhoria de gestão e governança de dados, desenvolvido por Carlos Barbieri. “Nessas dinâmicas, os técnicos da empresa desenvolveram a abordagem de discussão conjunta e interativa entre grupos, baseada no Canvas-MGD e no Canvas-P´s da Governança de Dados”, comentou.

Na parte da manhã, o especialista tratou de uma solução de dados para uma empresa do ramo de saúde e, no período da tarde, os técnicos aplicaram a mesma abordagem para a discussão de um problema real da Petrobras.

Ao longo do curso, os grupos competiram com o QUIZ-GD desenvolvido, especialmente, para a fixação dos conceitos de GD ministrados nas aulas. No último dia, os grupos vencedores do QUIZ receberam prêmios e o treinamento se encerrou com um café especial para os participantes.