Treinamento em BH ensinará empresas a planejar, gerenciar e executar testes com abordagem ágil

Errar é humano e os desenvolvedores de software são humanos. Por isso, os bugs nas linhas de códigos são comuns e sempre aparecem ao longo do processo de desenvolvimento de um sistema. O problema é quando o erro é descoberto depois que o produto já foi vendido, o que gera insatisfação do cliente, retrabalho e novos custos por parte da empresa que produziu o software. Por isso, os testes são obrigatórios e podem ser aplicados desde a concepção do projeto.

Existem hoje nas empresas de Tecnologia da Informação (TI) profissionais especializados em encontrar bugs. Essas pessoas trabalham juntamente com as equipes de desenvolvimento e têm a função evitar que esses erros se tornem uma “bola de neve” e causem problemas ainda maiores. Para ensinar as empresas mineiras a compreender a importância da qualidade e a selecionar testes específicos conforme a necessidade, a Fumsoft promoverá o treinamento “Testes de software: abordagem ágil”, com início no dia 17 de junho, com aulas no turno da noite.

O objetivo do curso é abordar o planejamento, gerenciamento e execução de testes em um projeto prático. O treinamento será dirigido pelo professor, Junilson Souza, que já atua nas áreas de Engenharia de Software e Gerência de Projetos na Fumec, Uni-BH, UNA, PUC Minas e Pitágoras. Mestre em Engenharia Elétrica e especialista em Engenharia de Software, o instrutor também é analista de sistemas do Serpro e consultor em melhoria de processo de software da Fumsoft.

De acordo com Souza, atualmente, as empresas de TI vêm investindo cada vez mais em testes de software. “A avaliação é fundamental para os empreendimentos e profissionais de TI, porque é possível desenvolver soluções com mais qualidade e atender a necessidade do cliente”, destaca. O treinamento tem carga horária de 16 horas e acontece de 17 a 20 de junho. A Fumsoft se localiza na Avenida Afonso Pena, 4.000, 3º andar, bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os interessados em participar do evento podem se inscrever aqui.